Saturday, October 16, 2010

novos hóspedes



os smurfs se mudaram temporariamente pra nossa casa :)

Wednesday, October 13, 2010

olha quem veio visitar a gente!



boa sorte pra vocês, meus amigos. a gente se cruza em breve.

Friday, October 01, 2010

bom caminho!

depois de muitas caminhadas, pesquisa na internet e conversas com a laís e o tifu (que me ajudaram com suas preciosas dicas), estava pronta para realizar um de meus sonhos: fazer o caminho de santiago.
fui com a nádia, uma amiga brasileira que ganhei em barcelona.
chegamos em porto num domingo e saímos para conhecer a cidade, que é muito linda!
passeamos pela beira do rio douro e visitamos sua catedral, onde ganhamos nosso primeiro carimbo em nossa credencial do peregrino. Encontramos também nossa primeira seta amarela, nossa guia por todo o caminho na parte de portugal.



essa foi uma viagem muito importante para mim, com vários aprendizados. fico feliz de dividir com vocês um pouco de minha experiêcia e para isso vou escrever um diário de como foram esses 12 dias no caminho.

dia 1: porto - vilarinho

de manhãzinha saímos de porto caminhando. demorou bastante até sentir que estávamos fora da cidade. caminhamos pela zona industrial, por várias estradas e um pequenino bosque. chegamos a vilarinho e conseguimos pouso no albergue de peregrinos que fica num ginásio/ teatro. em nossa primeira noite dividimos o chão do ginásio com mais 7 pessoas (2 franceses, 1 italiana, 2 irlandeses e 2 poloneses).



dia 2: vilarinho - barcelinhos

agora sim começamos a sentir que estamos entrando no interior de portugal. a paisagem rural e os bosques de eucalipto encheram nossos olhos. pegamos muita chuva, o que fez nossa jornada um pouco mais cansativa. chegamos a barcelinhos, depois de 25 km com os pés encharcados e com o corpo pedindo cama. nada que um bom banho quente não resolvesse.
à noite saímos para passear por barcelos (que fica a uma ponte do albergue/centro cultural de barcelinhos) e provamos o bacalhau do antonio, recomendação da lais e do tifu ;) fizemos amizade com a giulia, uma menina italiana muito divertida, e no restaurante, que estava cheio de peregurinos, parecíamos uma grande turma jantando juntos e brindando a conquista de mais uma etapa.
pedrinho, viu só a cidade que cruzamos: pereira! me lembrei de você, claro!



em barcelos não pude deixar de abraçar todos os galos que encontrei na cidade, né lais?!



dia 3: barcelinhos - vitorino de piães

hoje eu, nádia e giulia caminhamos juntas. a paisagem, ainda mais bonita! bosques, fazendas de milho e uma charmosa ponte romana, onde paramos para comer um sanduíche e molhar nossos pés nas águas geladas do rio. durante todo o caminho há parreiras carregadinhas de irresistíveis uvas. pegamos um pouco de chuva mas chegamos bem e felizes à casa da fernanda.



a casa da fernanda foi o abrigo que mais me chamou a atenção durante todo o caminho. ela, o jacinto (seu marido) e a mariana (sua filha) nos receberam com todo carinho e abriram sua casa para 11 peregrinos. jantamos todos juntos como uma grande família. é impressionante como que essa família, que nunca saiu de portugal, abre sua casa todas as noites para receber os peregrinos de todo o mundo. dormimos em uma casinha de madeira super aconchegante e antes de dormir, discutimos teologia (em italiano, português e inglês) com um monge franciscano da suíça. lindo!

dia 4: vitorino de piães - ponte de lima

tivemos um delicioso café da manhã com a família da fernanda e caímos na estrada. começamos o dia seguindo nossas discussões sobre teologia, espíritos, energia, aborto, coincidências (ou não) da vida, costumes, música, comida, comida, comida...
já quase chegando em ponte de lima encontramos mais uma pequenina ponte romana, onde paramos para molhar nossos pés (que já virou um costume) e conversar com uma senhorinha que lavava sua roupa no riacho.
sempre com muita atenção à todos detalhes: uma árvore com florzinhas vermelhas igual a uma que tínhamos em ipatinga, hortelã que aparece como mato, e sempre várias demonstrações de carinho dos moradores com os peregrinos :)



a chegada à ponte de lima foi linda: o rio correndo ao nosso lado e uma alameda de árvores fazendo sombra. de repente aparece a cidade e sua ponte!
ficamos em um albergue profissional, tinha até internet. a cidade estava a dois dias de sua grande festa e já estava toda enfeitada e cheia de barraquinhas. passeamos mas voltamos cedo para o albergue, que tinha toque de recolher.



dia 5: ponte de lima - rubiães

hoje foi um dos dias mais bonitos! subimos 4 km de montanha e a senssação de chegar ao alto e sentir-se totalmente dentro da montanha é incrível. quando chegamos a um dos topos gritamos para ouvir nossas vozes ecoando no vale. ao mesmo tempo que me sentia grande, me sentia pequenininha...
estou encantada com a simplicidade dos portugueses. realmente é uma pena que a sociedade moderna tenha deixado perder coisas tão importantes como sorrir para os outros, oferecer ajuda e viver a vida de uma maneira leve. ser feliz!
à noite, muito vinho, queijo, música e estrelas (aprendi a encontrar a cassiopeia)



dia 6: rubiães - valença

dia de sol quente e paradas para alimentar um cavalo que encontramos, para comer maçã, pera, uva, para molhar os pés no riacho e descansar nas sombras de uma nogueira.
passamos por fontoura (a uns 10km) e conhecemos uma senhora argentina muito simpática. ela nos apresenta outra senhorinha, de 82 anos e disse: essa senhora sobe e desce esse morro todos os dias para ir à missa. é quando a senhorinha responde: parar é morrer! deu vontade de carregá-la no colo.



chegamos à valença e fomos passear pela cidade, que tem sua parte antiga dentro de uma antiga fortificação (claro, estamos na última cidade, fronteira com espanha e com certeza cena de várias batalhas).
tomamos uma cervejinha com tremoços e depois voltamos para o albergue onde jantamos juntos. uma salada preparada pelos poloneses, pasta com tomate e mussarela feita pela giulia e um mousse de limão delicioso feito pela nádia. fizemos festa no albergue. muita música, vinho e alegria. mesmo sem tocar no assunto, era uma festa de despedida pra nádia, que partia na manhã seguinte. :(

dia 7: valença - porriño

de manhãzinha, antes de sair, nos despedimos da nádia. depois de tantos dias juntas é muito ruim seguir sem sua companhia (ao menos em carne e osso). vou guardar com muito carinho todos os dias que convivemos juntas.
começando o dia, atravessamos o rio minho que marca a divisa entre portugal e espanha. muito emocionante caminhar e chegar a cruzar a fronteira caminhando. visitamos a cidade de tui e sua catedral fortificada. legal, né?
hoje tivemos um trecho da caminhada bem pesado. caminhamos por 7 km em um polígono industrial debaixo de um sol escaldante. a parte bom foi que nos juntamos à emmy e séan (dois irlandeses) trazendo assim novas conversas e aliviando o peso do trajeto.
à noite: água quente, sal e vinagre para nossos pés. cortesia da jenny e do florian, dois alemães que também encontramos todas as noites nos albergues.



dia 8: porriño - redondela

pela primeira vez, acordamos cedinho e saímos para caminhar. quando o sol saiu, já estávamos quase no alto da montanha. o caminho está bastante cheio, muita gente faz apenas os últimos 100km que dão direito à compostelana e com isso agora é mais comum cruzar com outros peregrinos durante o dia. a paisagem também está diferente. as casas parecem bem mais ricas, mesmo quando cruzamos regiões rurais.
fomos uns dos primeiros a chgar ao albergue, que teve lotação máxima. deu muita pena ver outros peregrinos chegarem e terem que sair em busca de outro pouso.
à tarde fomos conhecer a praia de redondela e pegar um pouco de sol. aproveitei para pegar algumas conchinhas para as pessoas que eu amo. e à noite emprovizando com pratos, colheres de pau, tigelas, fizemos uma sopinha de legumes super rica.



dia 9: redondela - pontevedra

começamos o dia com a deslumbrante paisagem da enseada de san simón. hoje no caminho, encontramos com 3 camponeses colhendo uvas. paramos para conversar com eles, nos contaram que depois se juntam em uma cooperativa para fazer vinho. nos deram algumas uvas docinhas e seguimos caminhando.
no albergue dividimos uma máquina de lavar com uns portugueses. que luxo! e depois motamos nossa árvore de natal no quintal do albergue.
saímos em grupo para conhecer a cidade, visitamos sua catedral quem tem a forma de uma concha e jantamos em um restaurante.
à noite cantamos todos juntos. temos cantado muito todos esses dias, em inglês ou cada um na sua língua. me deixa feliz. no caminho, muitas vezes começamos a cantar e é incrível como cantando tudo fica mais gostoso :) já sei cantar "bella ciao" (uma canção popular italiana da época da 2ª guerra) e estou aprendendo "wild rover" (clássica canção irlandesa).



dia 10: pontevedra - caldas de reis

mais uma vez acordamos bem cedo e saímos para caminhar. hoje cruzamos dois bosques lindos e cheios de verde e água. durante o caminho cruzamos várias vezes com nossos amigos: o casal polonês, o casal francês, os três italianos, os quatro alemães e logo com séan y emmy, com quem seguimos até caldas de reis juntos.
encontrei vários joãos durante o caminho: rosa, amarelo e branco pintadinho :)
é incrível, como que mesmo despois de caminhar 24 km ainda temos disposição e vontade de sair para conhecer a cidade. caldas de reis é muito lindinha! visitamos seu jardim botânico, catedral e seus lavadouros públicos com uma fonte de água mineral quente (ponto de encontro de todos os peregrinos). descanso mais que merecido para nossos pezinhos.
tenho pensado muito no titi, como eu gostaría que ele estivesse aqui comigo, dividindo esta experiência maravilhosa. se prepare, meu amor, que um dia vou te carregar comigo em outro caminho, viu?
à noite uma cervejinha no pub ao lado do albergue e pra cama cedinho.



dia 11: caldas de reis - padrón - téo

começamos o dia muito bem. já na saída da cidade entramos em um bosque que parecia encantado. o ar era fresco e cheirava à natureza. caminhamos umas duas horas e paramos para um café e umas torradas com mel. depois entramos em outro bosque também maravilhoso.
chegamos em padrón, visitamos a cidade e paramos para almoçar: tetilla, pulpo y pimientos, por supuesto!



resolvemos seguir até teo, para ter um último dia de caminhada mais leve. ao todo foram 30 km! estou super orgulhosa! é incrível como nosso corpo está forte.
à noite fomos à um barzinho na beira da estrada para fazer um lanche. estamos ansiosos pelo dia de amanhã. uma mistura de vontade de chegar e vontade de nunca deixar esta experiência acabar.

dia 12: teo - santiago de compostela!

grande dia! acordei cheia de energia! partimos em silêncio, sentia um turbilhão de emoções. a mochila parecia uma pluma e sentia muita disposição.
a caminhada de hoje foi muito emocionante. vim pensando em todas as pessoas que amo, nos valores importantes para minha vida, nas pessoas que conheci e em tudo o que vivi nesses últimos dias. acho que estávamos todos concentrados e o silêncio nos fez bem.
a chegada foi incrível! a catedral de santiago fica numa praça enorme e linda. mochilas e corpos no chão e lágrimas... abraços... e mais lágrimas...



nossos amigos gianni e miquele adiaram sua partida à finisterra para nos receber em santiago. que lindo! nos despedimos de nossos cajados, enfrentamos a fila e ao final recebemos nossa compostelana, documento em latin que credita o feito do caminho de santiago. muito prazer, rachelem paoliello :)
assistimos à missa no final do dia e logo depois nos encontramos com a maioria dos peregrinos que conhecemos durante a viagem. festa! saímos todos juntos para jantar e celebrar.



em todos os anos santos (jacobeo), pode-se visitar a parte de trás do altar da catedral, onde estão guardados os restos mortais de santiago e sua imagem cheia de pedras preciosas que dá cara ao interior da igreja.
para aceder à esta parte da igreja, passamos pela porta santa e dizem que ao passar por esta porta, todos seus pecados são perdoados. :) olha que linda a foto que tiramos na escadaria logo após nossa visita.
depois de ter todos nossos pecados perdoados, fomos assistir à missa dos peregrinos. a igreja estava cheia e foi muito bonito. muitas pessoas emocionadas e uma energia gostosa no ar. aproveitei para escrever nas minhas conchinhas e desejar a felicidade de todos.
quase no final da missa, acenderam o botafumeiro (um incensário gigante que balança de um lado ao outro da igreja como um pêndulo). muito lindo e emocionante.



passamos o resto do dia deitados no chão da praça obervando a catedral e aos peregrinos que não param de chegar.
um viagem inesquecível e com aprendizados que quero guardar para o resto do meu novo caminho.