Friday, October 01, 2010

bom caminho!

depois de muitas caminhadas, pesquisa na internet e conversas com a laís e o tifu (que me ajudaram com suas preciosas dicas), estava pronta para realizar um de meus sonhos: fazer o caminho de santiago.
fui com a nádia, uma amiga brasileira que ganhei em barcelona.
chegamos em porto num domingo e saímos para conhecer a cidade, que é muito linda!
passeamos pela beira do rio douro e visitamos sua catedral, onde ganhamos nosso primeiro carimbo em nossa credencial do peregrino. Encontramos também nossa primeira seta amarela, nossa guia por todo o caminho na parte de portugal.



essa foi uma viagem muito importante para mim, com vários aprendizados. fico feliz de dividir com vocês um pouco de minha experiêcia e para isso vou escrever um diário de como foram esses 12 dias no caminho.

dia 1: porto - vilarinho

de manhãzinha saímos de porto caminhando. demorou bastante até sentir que estávamos fora da cidade. caminhamos pela zona industrial, por várias estradas e um pequenino bosque. chegamos a vilarinho e conseguimos pouso no albergue de peregrinos que fica num ginásio/ teatro. em nossa primeira noite dividimos o chão do ginásio com mais 7 pessoas (2 franceses, 1 italiana, 2 irlandeses e 2 poloneses).



dia 2: vilarinho - barcelinhos

agora sim começamos a sentir que estamos entrando no interior de portugal. a paisagem rural e os bosques de eucalipto encheram nossos olhos. pegamos muita chuva, o que fez nossa jornada um pouco mais cansativa. chegamos a barcelinhos, depois de 25 km com os pés encharcados e com o corpo pedindo cama. nada que um bom banho quente não resolvesse.
à noite saímos para passear por barcelos (que fica a uma ponte do albergue/centro cultural de barcelinhos) e provamos o bacalhau do antonio, recomendação da lais e do tifu ;) fizemos amizade com a giulia, uma menina italiana muito divertida, e no restaurante, que estava cheio de peregurinos, parecíamos uma grande turma jantando juntos e brindando a conquista de mais uma etapa.
pedrinho, viu só a cidade que cruzamos: pereira! me lembrei de você, claro!



em barcelos não pude deixar de abraçar todos os galos que encontrei na cidade, né lais?!



dia 3: barcelinhos - vitorino de piães

hoje eu, nádia e giulia caminhamos juntas. a paisagem, ainda mais bonita! bosques, fazendas de milho e uma charmosa ponte romana, onde paramos para comer um sanduíche e molhar nossos pés nas águas geladas do rio. durante todo o caminho há parreiras carregadinhas de irresistíveis uvas. pegamos um pouco de chuva mas chegamos bem e felizes à casa da fernanda.



a casa da fernanda foi o abrigo que mais me chamou a atenção durante todo o caminho. ela, o jacinto (seu marido) e a mariana (sua filha) nos receberam com todo carinho e abriram sua casa para 11 peregrinos. jantamos todos juntos como uma grande família. é impressionante como que essa família, que nunca saiu de portugal, abre sua casa todas as noites para receber os peregrinos de todo o mundo. dormimos em uma casinha de madeira super aconchegante e antes de dormir, discutimos teologia (em italiano, português e inglês) com um monge franciscano da suíça. lindo!

1 Comments:

Blogger nana said...

barcelos e pereira no mesmo dia? acho cabalístico!

12:06 AM  

Post a Comment

<< Home