Friday, October 01, 2010

dia 7: valença - porriño

de manhãzinha, antes de sair, nos despedimos da nádia. depois de tantos dias juntas é muito ruim seguir sem sua companhia (ao menos em carne e osso). vou guardar com muito carinho todos os dias que convivemos juntas.
começando o dia, atravessamos o rio minho que marca a divisa entre portugal e espanha. muito emocionante caminhar e chegar a cruzar a fronteira caminhando. visitamos a cidade de tui e sua catedral fortificada. legal, né?
hoje tivemos um trecho da caminhada bem pesado. caminhamos por 7 km em um polígono industrial debaixo de um sol escaldante. a parte bom foi que nos juntamos à emmy e séan (dois irlandeses) trazendo assim novas conversas e aliviando o peso do trajeto.
à noite: água quente, sal e vinagre para nossos pés. cortesia da jenny e do florian, dois alemães que também encontramos todas as noites nos albergues.



dia 8: porriño - redondela

pela primeira vez, acordamos cedinho e saímos para caminhar. quando o sol saiu, já estávamos quase no alto da montanha. o caminho está bastante cheio, muita gente faz apenas os últimos 100km que dão direito à compostelana e com isso agora é mais comum cruzar com outros peregrinos durante o dia. a paisagem também está diferente. as casas parecem bem mais ricas, mesmo quando cruzamos regiões rurais.
fomos uns dos primeiros a chgar ao albergue, que teve lotação máxima. deu muita pena ver outros peregrinos chegarem e terem que sair em busca de outro pouso.
à tarde fomos conhecer a praia de redondela e pegar um pouco de sol. aproveitei para pegar algumas conchinhas para as pessoas que eu amo. e à noite emprovizando com pratos, colheres de pau, tigelas, fizemos uma sopinha de legumes super rica.



dia 9: redondela - pontevedra

começamos o dia com a deslumbrante paisagem da enseada de san simón. hoje no caminho, encontramos com 3 camponeses colhendo uvas. paramos para conversar com eles, nos contaram que depois se juntam em uma cooperativa para fazer vinho. nos deram algumas uvas docinhas e seguimos caminhando.
no albergue dividimos uma máquina de lavar com uns portugueses. que luxo! e depois motamos nossa árvore de natal no quintal do albergue.
saímos em grupo para conhecer a cidade, visitamos sua catedral quem tem a forma de uma concha e jantamos em um restaurante.
à noite cantamos todos juntos. temos cantado muito todos esses dias, em inglês ou cada um na sua língua. me deixa feliz. no caminho, muitas vezes começamos a cantar e é incrível como cantando tudo fica mais gostoso :) já sei cantar "bella ciao" (uma canção popular italiana da época da 2ª guerra) e estou aprendendo "wild rover" (clássica canção irlandesa).



dia 10: pontevedra - caldas de reis

mais uma vez acordamos bem cedo e saímos para caminhar. hoje cruzamos dois bosques lindos e cheios de verde e água. durante o caminho cruzamos várias vezes com nossos amigos: o casal polonês, o casal francês, os três italianos, os quatro alemães e logo com séan y emmy, com quem seguimos até caldas de reis juntos.
encontrei vários joãos durante o caminho: rosa, amarelo e branco pintadinho :)
é incrível, como que mesmo despois de caminhar 24 km ainda temos disposição e vontade de sair para conhecer a cidade. caldas de reis é muito lindinha! visitamos seu jardim botânico, catedral e seus lavadouros públicos com uma fonte de água mineral quente (ponto de encontro de todos os peregrinos). descanso mais que merecido para nossos pezinhos.
tenho pensado muito no titi, como eu gostaría que ele estivesse aqui comigo, dividindo esta experiência maravilhosa. se prepare, meu amor, que um dia vou te carregar comigo em outro caminho, viu?
à noite uma cervejinha no pub ao lado do albergue e pra cama cedinho.



dia 11: caldas de reis - padrón - téo

começamos o dia muito bem. já na saída da cidade entramos em um bosque que parecia encantado. o ar era fresco e cheirava à natureza. caminhamos umas duas horas e paramos para um café e umas torradas com mel. depois entramos em outro bosque também maravilhoso.
chegamos em padrón, visitamos a cidade e paramos para almoçar: tetilla, pulpo y pimientos, por supuesto!



resolvemos seguir até teo, para ter um último dia de caminhada mais leve. ao todo foram 30 km! estou super orgulhosa! é incrível como nosso corpo está forte.
à noite fomos à um barzinho na beira da estrada para fazer um lanche. estamos ansiosos pelo dia de amanhã. uma mistura de vontade de chegar e vontade de nunca deixar esta experiência acabar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home