Friday, September 05, 2008

zaragoza y el agua


sediar um evento do porte de uma "expo" muda o panorama de qualquer cidade.
são anos de preparação, de projetos e obras que transformam o horizonte e também a cabeça das pessoas do lugar.
e me parece muito pertinente a cidade de zaragoza ser a escolhida com o tema água e desenvolvimento sustentável - "agua y desarrollo sostenible". a medieval cidade do interior da espanha viu o clima a seu redor mudar al longo dos anos, viu as águas do rios baixarem com os anos... hoje possui esse clima seco, árido, que tem meio país. e olha que por ela passa o rio ebro, um dos mais importantes da espanha.

em zaragoza encontramos com meu irmão tifu que estava de passagem pela cidade - que era parte do itinerário de sua viagem insólita em trem de lisboa a londres.
passamos um fim de semana muito legal, além de passear todo o dia pela expo tivemos tempo pra tapas e papos pela cidade :)
o parque da expo é enorme, nele estão todos os pavilhões e todas as intervenções artísticas e arquitetônicas. cada país apresenta em seu pavilhão projetos próprios relacionados ao tema central da expo. são centenas de países participantes.



el pabellón puente. o projeto é da arquiteta Zaha Hadid e abriga a exposição com nome de "agua, recurso único".



o pavilhão espanhol era o mais disputado.






visitamos pavilhões bonitos, quase todos tinham uma imagem estatal-corporativa-folclórica meio misturada que dava um tom nem muito sério nem muito lúdico à história :p
o pavilhão do nosso brasil brasileiro na expo de zaragoza deixou muito a desejar.
fomos correndo com uma certeza de que veríamos coisas lindas mas não foi assim. era o "stand" feio, escuro, silencioso e cheio de textos desinteressantes sobre nossas bacias hidrográficas. não tinha um formato atrativo para o público "geral" que estava ali, a família de classe média espanhola e outros gringos.


durante a noite apresentavam uma espécie de teatro mecânico um pouco fatalista mas muito interessante, com música, vídeo e peças gigantes.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

legal relembrar esses dias, foi muito bom começar minha viagem com o encontro com vcs! saudades, bjs

12:28 PM  
Blogger Be said...

Eu P I R O com as fotos e as edições delas para postar no Blog! Kel, Pantinha, que lugar maravilhoso heim?! Eu e Marquinhos estávamos discutindo isso, ele fez um curso pelo Instituto Ipê, sobre Ecologia Sustentável ou algo assim. Ponto é, há de chegar uma hora, onde todos, independente de qualidade de vida, cultura ou raça, terão que perceber que os recursos não terra são escassos. E, nos perguntávamos, quais os meios nos farão perceber isso? Uma catástrofe, a hiperinflação dos alimentos ou quem sabe a consciência coletiva?! Saudades, obrigado pelo email e post carinhosos! Be

2:06 AM  

Post a Comment

<< Home