Tuesday, May 29, 2007

donostia - san sebastián

neste último fim de semana aconteceu em san sebastián o 22º El Sol (festival de publicidade iberoamericana). fui com algumas pessoas lá da agência: meus dois chefes (javier e carlos) e o jose maria, que também é diretor de arte. saímos na sexta de manhã e chegamos na hora do almoço. a viagem foi super tranquila e foi muito bacana atravessar a catalunha, passar pelo deserto de monegros, pela muela (um dos maiores parques eólicos da espanha) e chegar ao país vasco, onde é cheio de montanhas e bosques (onde a paisagem lembrava um pouco a serra de petrópolis).
san sebastián (ou donostia, em vasco) fica ao norte da espaha, no país vasco, quase fronteira com a frança. é uma cidade do século XI e como a maioria das cidades européias, tem a parte antiga e a nova.





o el sol é o festival mais importante da espanha e nele participam todos os países da américa latina, portugal e o mercado hispano dos EUA. nesta edição foram 1800 delegados de todo o mundo. pude ver ótimas peças e fiquei especialmente impressionada com os trabalhos dos argentinos, que ao meu ver se destacaram bastante. tinha várias peças do brasil e foi muito interessante, porque antes de ler a ficha da peça, já podia reconhecer quais eram do brasil e quais não eram (temos um humor e principalmente um tipo de redação, muito peculiar). fiquei satisfeita com a oportunidade de participar de um evento tão importante. bom para renovar as referências. estes são os filmes vencedores deste ano.
filme 01 / filme 02 / filme 03 / filme 04



ficamos em um hotel maravilhoso, no alto do monte igueldo. como podem ver, tínhamos uma vista privilegiada da cidade e de uma de suas praias. o tempo não estava muito bom, mas nem importamos.



a comida mais tradicional do país vasco são os pintxos, que são feitos geralmente de uma rodela de pão coberta com alguma delícia, sempre presos por um palito. e existem duas bebidas também típicas, o txacoli (um vinho branco espumante) e o patxaran (um tipo licor de anis que se bebe com gelo). no casco antigo de san sebastián existem centenas de bares com balcões repletos de deliciosos e diferentes tipos de pintxos. então passamos a tarde assim, de bar em bar, comendo pintxos e hora tomando uma cerveja, hora um patxaran, hora um txacoli.




em setembro acontece o festival de cinema e dizem que a cidade vira uma só festa. boa época para voltar e mostrar tudo o que conheci para o titi. alguém mais se habilita?

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

que D-E-L-I-C-I-A kel!

um beijo,

abdala.

11:40 PM  
Blogger Unknown said...

que viagem gostosa....pode colocar no roteiro...heheehe bjocas

3:54 AM  
Blogger redatozim said...

Férias agora só no segundo semestre de 2008. Se vocês ainda estiverem aí, quem sabe...

2:27 PM  
Blogger Laura Pantaleao said...

aaaaahhhhh!!!!! festival de cinema de san sebastián!!! eu queeeeero!.... e além do mais, me lembra "terra estrangeira"...

baldinho, se você for lá com a kelzinha em setembro, tem que pronunciar assim ó: san SEBASTIÃÃÃNNN. kkkkkkkkkk!!! quase morro de rir lembrando de vc no consulado da frança!!!... :D

que viagem ótima hein titi! excelente do ponto de vista de trabalho, lugar lindo e pintxos muy ricos!

ah, lembrei que assisti a um filme espanhol muito bacana recentemente, que conta a história do maior agente já infiltrado no movimento eta, se passa na década de 70. assitam aí, se ainda não viram, chama "el lobo". muito intressante.

besitos cheios de saudade e carinho!

7:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

kelzinha, fico muito feliz por vc... q viagem mais legal heim!!!! e q petiscos maravilhosos!!! vc merece!!! bjossssssssssss e saudadesssss de vc e do baldinho!!!

8:12 PM  
Anonymous Anonymous said...

viva a patria basca :) !!!

EUSKARA IS NOT SPAIN ;)

10:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

e assim a história vai sendo escrita... que delícia!
Muito bom.
Bjo

5:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

eu me habilito! festival de cinema e boa companhia eh comigo mesmo!! :)

7:13 AM  

Post a Comment

<< Home