Sunday, April 27, 2008

salve jorge!

dia 23 de abril foi celebrado o dia de sant jordi (são jorge), padroeiro da catalunya. foi um dia lindo, em que seguindo a tradição, os amantes e amigos trocam presentes. a mulher presenteia o homen com um livro e este a presenteia com uma rosa.



conta a lenda que certa vez um dragão aterrorizou a vida de todo um reinado. para acalmá-lo a população lhe oferecia um cordeiro e uma donzela, escolhida por sorteio. um certo dia foi escolhida a filha do rei e nesse dia são jorge enfrentou e matou o dragão libertando a donzela. no local onde derramou-se o sangue do dragão cresceu uma roseira e por isso neste dia as mulheres recebem rosas, como demostração de amor e carinho.



neste mesmo dia morreram cervantes, shakespeare e garcilaso de la vega e em homenagem a estes grandes escritores o dia 23 de junho também ficou conhecido como o dia do livro. daí a tradição de presentear os homens com um livro.



já de manhã podíamos ver pelas ruas centenas de bancas vendendo rosas (quase uma por esquina!) e várias bancas vendendo livros de todos os assuntos e línguas. os ônibus estavam todos enfeitados com bandeira da catalunya e de barcelona, como acontece em todos os feriados daqui. a cidade cheirava a rosas e estava cheia de gente :)



ao sair do trabalho, passei pela rambla catalunya para comprar um livro para o titi e ver um pouco do movimento. acabei encontrando com a cabral e o sisco, que também aproveitavam o fim de tarde para passear por sant jordi.

2 Comments:

Blogger Lewroy said...

é realmente bem legal.... ainda que algumas pessoas reclamem da data soar machista pois dizem que os livros duram e as flores se vão, mas o importante é o simbolismo que vem por trás de tudo isso.... maravilha, kelzita.... mas não seria 23 de abril? hehehe

beijo

7:46 AM  
Blogger kel e tiago said...

data retificada! é que tem hora que dá uma vontade do tempo passar mais rápido.... uma ansiedade... jejeje

5:12 PM  

Post a Comment

<< Home