Saturday, April 19, 2008

Parque del Centro del Poblenou


bem perto da nossa casa foi inaugurado um parque. o terreno é enorme, são mais de 55 mil metros quadrados de uma área que ocupava uma antiga indústria do bairro.
o projeto do parque é de um arquiteto francês chamado jean nouvel (e também muitos outros envolvidos).
o mobiliário e peças espalhadas pelo terreno têm motivos lunares e planetários. tem até uma instalação que é uma rampa de pedras lunares.
numa outra instalação vc olha dentro de um poço e vê imagens da cidade de guayaquil. uma homenagem ao maior coletivo de imigrantes de barcelona que são equatorianos. as imagens de barcelona são vistas numa obra semelhante no equador e assim estabelecem uma conexão visual direta entre os dois países.
há também um grande projeto de iluminação no parque que dizem que ficou lindo. a gente ainda não foi lá de noite.
o parque possui um sistema de captação e tratamento de toda a água utilizada e tem um modelo de gestão baseado na sustentabilidade e a vegetação escolhida é toda mediterrânea.




outras instalações no meio do parque são uma espécie de oca que será toda tampada por uma vegetação trepadeira.


o parque vai mudar aos poucos, a medida que a vegetação for crescendo e subindo pelas estruturas. a idéia é ter um parque de sombras.
tem uma rua que divide o parque que também terá sombra quando as plantas crescerem.


praça da sardana, tradicional e muito popular dança da catalunya que é celebrada em uma grande roda com as pessoas de mãos dadas. está no centro do parque.


as atrações são bastante variadas e a população parecia mesmo estar encantada com o novo espaço. é muito legal ver como os espaços públicos aqui estão sempre cheios de gente.




o caminho de flores que dá num poço...

2 Comments:

Blogger Lewroy said...

ai.... eu quero morar perto de um desses!!!

saudades, meus irmãos!

12:06 AM  
Anonymous Keyanna said...

Good for people to know.

4:51 PM  

Post a Comment

<< Home