Saturday, April 19, 2008

Parque del Centro del Poblenou


bem perto da nossa casa foi inaugurado um parque. o terreno é enorme, são mais de 55 mil metros quadrados de uma área que ocupava uma antiga indústria do bairro.
o projeto do parque é de um arquiteto francês chamado jean nouvel (e também muitos outros envolvidos).
o mobiliário e peças espalhadas pelo terreno têm motivos lunares e planetários. tem até uma instalação que é uma rampa de pedras lunares.
numa outra instalação vc olha dentro de um poço e vê imagens da cidade de guayaquil. uma homenagem ao maior coletivo de imigrantes de barcelona que são equatorianos. as imagens de barcelona são vistas numa obra semelhante no equador e assim estabelecem uma conexão visual direta entre os dois países.
há também um grande projeto de iluminação no parque que dizem que ficou lindo. a gente ainda não foi lá de noite.
o parque possui um sistema de captação e tratamento de toda a água utilizada e tem um modelo de gestão baseado na sustentabilidade e a vegetação escolhida é toda mediterrânea.




outras instalações no meio do parque são uma espécie de oca que será toda tampada por uma vegetação trepadeira.


o parque vai mudar aos poucos, a medida que a vegetação for crescendo e subindo pelas estruturas. a idéia é ter um parque de sombras.
tem uma rua que divide o parque que também terá sombra quando as plantas crescerem.


praça da sardana, tradicional e muito popular dança da catalunya que é celebrada em uma grande roda com as pessoas de mãos dadas. está no centro do parque.


as atrações são bastante variadas e a população parecia mesmo estar encantada com o novo espaço. é muito legal ver como os espaços públicos aqui estão sempre cheios de gente.




o caminho de flores que dá num poço...

3 Comments:

Blogger Lewroy said...

ai.... eu quero morar perto de um desses!!!

saudades, meus irmãos!

12:06 AM  
Anonymous Anonymous said...

Good for people to know.

4:51 PM  
Blogger Unknown said...

Hola, estoy buscando imágenes de este parque para su uso en una revista internacional, ¿te interesaría compartir esta imagen? puedo compartir más en un correo electrónico. ¡Gracias!

nicole chew
clc.gov.sg

12:18 PM  

Post a Comment

<< Home