Monday, January 15, 2007

els 4 gats



depois de trabalhar como animador e garçon no famoso cabaré le chat noir, em paris, pere romeu decidiu que abriria em barcelona um restaurante parecido. a atmosfera teria que ser a mesma, com comida barata e música de piano ao vivo, como numa autêntica taberna.
foi assim que nasceu els 4 gats no ano de 1897, na rua montsió, no casco antigo e coração da cidade. o prédio é do consagrado arquiteto josep puig i cadafalch.
incentivado por amigos como os artistas ramón casas e santiago rusiñol, pere romeu viu seu restaurante-bar virar logo ponto de encontro e boemia.
pintura, poesia, música e todo tipo de arte vanguardista nascia ali, entre umas e outras, no ambiente à meia luz dos salões do 4 gats.
no ano de 1899 o jovem picasso, com 17 anos, começou a frequentar o local e foi lá que apresentou sua primeira exposição...
o arquiteto gaudí, o músico isaac albéniz, o ilustrador ricardo opisso, entre muitos outros, eram frequentadores assíduos do bar.
muito do modernismo nasceu ali.
esses artistas estão imortalizados por suas obras, algumas nas paredes e ambientes do 4 gats, e também na capa do menu, feita por picasso. o lendário lugar é lindo demais e hoje está na rota modernista da cidade de barcelona.



recebemos nesses dias a primeira visita oficial da casa, o marcinho, de sampa. fomos lá também com a pri e o abdala. foram horas muito divertidas, como vocês podem ver.

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Fantástico!
Aproveitando o embalo, ótimo ano novo pra vcs, personnas!
Beijos

2:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

mais um lugar para conhecermos assim que pisarmos em barça. que vontade louca de estar com vocês.
beijos mil []s

3:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

:) tem 5 ns fotos...soon pode virar 7 ;)

4:03 PM  
Blogger Laura Pantaleao said...

que delícia titios! é muito legal ir a um lugar assim tão cheio de história!

beijo enorme!

ps - a conexão védica está no ar! ;)

12:31 AM  
Anonymous Anonymous said...

Titizinhos...que saudade! Preciso do endereço de vcs, heim! Beijos,Mari

2:37 PM  

Post a Comment

<< Home