Monday, December 25, 2006

o natal daqui


o natal na catalunya é hoje bem parecido com o natal em qualquer outro lugar. papai noel pra todo lado, lojas vendendo presentes freneticamente, músicas natalinas tocando onde quer que vamos…
mas há alguns elementos únicos e típicos daqui que compõem com toques especiais a grande festa que celebra o nascimento de cristo. podemos citar a princípio as gostosuras como turrón, um tipo de doce que pode ser de chocolate, castanhas, frutas, é muito gostoso. há também o polvoron, que parece um biscoito muito amanteigado e feito basicamente de farinha. tem com açúcar, com vinho e outros sabores, mas não achamos muito bom. o que parece ser o mais gostoso não tivemos o prazer de experimentar: o roscón de reyes, uma rosca feita com amêndoas e conhaque… parece ser uma delícia.
existem outras tradições que são muito interessantes, hilárias e inimagináveis.
já ouviram falar do cagatió? (sim, o tio que caga). é um tronco de árvore que fica em todas as casas, tem uma cara de bonzinho e uma capa que cobre a parte de trás de seu corpo. a tradição diz que o tió é quem traz os presentes na noite de natal. tem que bater nele com um pau e dizer “caga tió! caga tió!” (e tem uma musiquinha que não sei a letra). se você foi uma boa pessoa durante o ano o tió te caga seu presente, doces e guloseimas. do contrário ele caga um pedaço de carvão. na verdade os pais poem os presentes ou o carvão debaixo da capa do cagatió e assim podem tirar uma onda com as crianças dizendo que se eles não se comportarem bem vão ganhar um carvão de natal. imaginem o tanto de criança traumatizada pela imagem grotesca de um tronco natalino cagando um pedaço de carvão…
a outra figura típica daqui consegue ser mais legal que o tió. é o caganer (o cagão), personagem que aparece em todos os presépios daqui. fica sempre em algum cantinho da cena natalina, com as calças abaixadas, cagando! é a coisa mais engraçada do mundo. diz a tradição que representa a fertilização da terra para um novo ano, rico e produtivo. é também a humanização da cena… enquanto cristo nascia, tinha alguém cagando. e ficou tão famoso que hoje se encontra caganers de praticamente toda figura pública. diga-se de passagem o caganer do ronaldinho é um dos mais procurados e vendidos por aqui.

os caganers dos famosos: rei juan carlos, princesa letícia, zapatero, bush, papa e ronaldinho.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

hahahaha!!!fala sério...hilário! Muito bacana e estranho! beijocas

1:59 PM  
Blogger Laura Pantaleao said...

eeeeeca! que nodjo! hahahahaha! esse mundo é muito cheio de bizarrices...
e vocês, qual cagão têm em casa (fora o balde mesmo)? huahuahua!!!

beijos titiós!

3:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

resumindo, o natal daí é, pelo menos um pouquinho, uma merda risos beijos pra vcs. Tô ralando em SP hoje e aproveito pra desejar um feliz 2007 direto do business center do hotel.

12:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

hahahahaha vcs acabaram comigo...
bjos e caquitas mil...

11:18 PM  

Post a Comment

<< Home