Wednesday, January 31, 2007

aniversário da carol



aniversário da carol, amiga de uberaba que vive aqui em barcelona. foi uma delícia, muitos amigos, muita música. teve até uma galinhada que estava uma delícia. nas fotos vocês podem ver a tininha e o fred, amigos de infância de uberaba que moram aqui também. depois de muitos anos e caminhos totalmente diferentes nos reencontramos :)

Monday, January 22, 2007

CaixaForum Barcelona



fomos conhecer o espaço caixaforum, centro cultural do banco la caixa, que fica bem aos pés do montjuic, num edifício da antiga fábrica têxtil casaramona. o projeto original é do arquiteto catalão josep puig i cadafalch e a obra modernista é considerada uma das mais belas da cidade. o projeto permitia a entrada de muita luz e ar, a fábrica era considerada limpa, raridade na época. tinha sistema automático contra incêndios e não tinha chaminés, pois já era toda movida a eletricidade.
a fábrica foi fechada poucos anos depois de inaugurada... e lá pelos anos 40, depois da guerra civil espanhola, o prédio foi ocupado por uma delegacia de polícia. anos mais tarde a fundação la caixa o comprou e fez uma grande reforma, com intervenções contemporâneas maravilhosas.
os arquitetos responsáveis (por diferentes partes da obra) são: francisco javier, roberto luna, robert brufau e o japonês arata isozaki.
arquitetura, materiais, cores, tudo reconstruído com a maior fidelidade.
no espaço caixaforum acontecem eventos e exposições gratuitas. é um lugar para acompanhar a agenda de perto.


exposição de cartões de natal feitos por salvador dalí, para o laboratório farmaceutico hoetsch, durante os anos de 1958-1976.



exposição fotográfica de hashem el madani - libanês: retratos de estúdio e passeios fotográficos pela palestina e líbano dos anos 50.


o mundo do artista catalão anglada camarasa. uma exposição com quadros de suas várias épocas - catalana, primeira época de paris, segunda época de paris, mallorquina, civil y posguerra e colecionista.
para nós, foi a melhor exposição do dia.


jean-honoré fragonard (1732-1806) - origens e influências.


video da artista sueca johanna billing - another album.
jovens reunidos em uma casa de praia na croácia, cantam músicas da época da guerra.


no fim da tarde pausa pra comer, aos pés do montjuic.

Monday, January 15, 2007

rompecabezas


noites divertidas na casa do abdala e priscila. quebra-cabeças, vinhos e muitas risadas.
a gente gosta pouco né...
a imagem é o famoso quadro do norueguês munch, o grito.
incrivelmente a pri já acabou de montar, poucos dias depois de tiradas essas fotos. e olha que estava muito difícil.


els 4 gats



depois de trabalhar como animador e garçon no famoso cabaré le chat noir, em paris, pere romeu decidiu que abriria em barcelona um restaurante parecido. a atmosfera teria que ser a mesma, com comida barata e música de piano ao vivo, como numa autêntica taberna.
foi assim que nasceu els 4 gats no ano de 1897, na rua montsió, no casco antigo e coração da cidade. o prédio é do consagrado arquiteto josep puig i cadafalch.
incentivado por amigos como os artistas ramón casas e santiago rusiñol, pere romeu viu seu restaurante-bar virar logo ponto de encontro e boemia.
pintura, poesia, música e todo tipo de arte vanguardista nascia ali, entre umas e outras, no ambiente à meia luz dos salões do 4 gats.
no ano de 1899 o jovem picasso, com 17 anos, começou a frequentar o local e foi lá que apresentou sua primeira exposição...
o arquiteto gaudí, o músico isaac albéniz, o ilustrador ricardo opisso, entre muitos outros, eram frequentadores assíduos do bar.
muito do modernismo nasceu ali.
esses artistas estão imortalizados por suas obras, algumas nas paredes e ambientes do 4 gats, e também na capa do menu, feita por picasso. o lendário lugar é lindo demais e hoje está na rota modernista da cidade de barcelona.



recebemos nesses dias a primeira visita oficial da casa, o marcinho, de sampa. fomos lá também com a pri e o abdala. foram horas muito divertidas, como vocês podem ver.

Tuesday, January 09, 2007

una tarde parda y fría de invierno


janeiro já começou e o inverno também. as folhas estão secas, as árvores sem folhas, a grama está cheia de folhas. aos olhos de quem não tem inverno em casa fica ainda mais bonito. os ares são mesmo de frio, mas por incrível que pareça a temperatura aqui ainda está muito agradável e os dias muito bonitos.
e isso tudo sugere boas caminhadas ;)


o arco do triunfo foi construído para a exposição universal de barcelona de 1888. com seus 30 metros de altura era como um grande portal de entrada para o evento. foram mais de 400 mil visitantes, aconteceram diversas mudanças na cidade, urbanísticas, estruturais… foi muito importante para barcelona.

Monday, January 08, 2007

reyes


o dia de reis é sempre comemorado por aqui com grande festa. a tradição é presentear as crianças com brinquedos e guloseimas (mais que no natal), recordando o dia em que os reis magos chegaram para adorar a jesus.
os reis chegam na cidade no dia 05 de janeiro e é nessa noite que todas as crianças devem deixar seus sapatos na janela e comidas para ofertar a eles e suas caravanas (isso inclui os camelos). as crianças também escrevem cartas aos reis fazendo seus pedidos. ao acordar no dia 06, se a criança foi boa durante o ano que passou certamente receberá seu presente. caso contrário ela recebe dos reis um pedaço de carvão!
a cidade nesse dia praticamente parou, todos foram para as ruas ver o tradicional desfile dos reis. a caravana fez um trajeto de 5 quilômetros que passou pelo centro da cidade, nas principais ruas e avenidas. uma cavalgada, blocos de pessoas caracterizadas e carros alegóricos de onde voavam milhares de balas para uma multidão de famílias animadas.
nem precisa dizer que a criançada fica louca...


todas as sacadas cheias para ver a caravana.


vale levar a escada para que os pequenos vejam melhor os reis :)








a estrela de belém os guia e anjos anunciam a chegadas dos reis do oriente.


melchor, ancião de brancos cabelos e longa barba da mesma cor; gaspar, mais jovem e loiro; baltasar, negro. isso é o que dizem os textos sobre os reis magos. os presentes oferecidos foram ouro, incenso e mirra.


esse ar infernal dos últimos integrantes do desfile é pra passar medo na meninada. fogo e carros cheios de carvão para os desobedientes ;)

Wednesday, January 03, 2007

festa de ano novo


depois de alguma indecisão sobre o que fazer na noite da virada, resolvemos fazer alguma coisa aqui em casa. que diversão! o que seria uma pequena reunião entre poucos amigos acabou virando festa! vieram os amigos, os amigos dos amigos, foi muito bom. além dos brasileiros (na maioria belorizontinos e conhecidos) tinha italianos, espanhola, catalão e japonesa.
e seguimos a tradição: comemos uma uva em cada uma das doze badaladas que anunciavam o novo ano.




festa com muita dança :)


casa cheia, do jeito que a gente gosta!


a tradição é escrever uma mensagem e pendurar na oliveira.
como não era possível, foi na parede da cozinha mesmo.