o arquiteto originalmente convidado para fazer a sagrada familia se desentendeu com os contratantes e abandonou o projeto. foi então que antonio gaudí iniciou seus trabalhos na igreja, em 1883, com uma proposta de design inteiramente diferente da primeira. na época a igreja ficava a mais de um quilômetro do centro urbano de barcelona.
por mais de 40 anos ele trabalhou no projeto, até 1926, ano de sua morte. depois disso outro arquiteto assumiu a obra que acabou sendo interrompida na guerra civil espanhola, em 1936. a maior parte dos planos originais e documentos foi perdida, e uma parte da igreja foi destruída por anarquistas catalãos contrários à continuação da obra.
alguns anos depois a obra foi retomada e assumida por um grupo de arquitetos. e assim continua até hoje a história desse lugar maravilhoso, estonteante. a igreja inacabada ainda vai levar mais muitos anos para ser concluída.
a fachada frontal, mais antiga, recria cenas bíblicas misturadas com elementos da natureza... impressionantes. nas longas torres vemos inscrições - sanctus, sanctus, sanctus. é uma riqueza de detalhes que realmente não dá pra explicar.
na fachada traseira e mais recente vemos esculturas de artistas consagrados, com uma estética totalmente diferente da primeira, mas no entanto cheia de coerência.
subinos no alto de uma das torres, a 60 metros, e tivemos uma bela vista da cidade e até do mar. descemos por uma escada em caracol, parando também em algumas sacadas que apareciam pelo caminho.
foi emocionante. lembramos muito dos aquitetos da família e vendo toda aquela complexa estrutura interna sendo contruída, queríamos que o bigode estivesse com a gente. saudades.