Wednesday, September 27, 2006

LA NOCHE EN BLANCO




O quarto hino da noite de Friedrich von Hardenberg conclui com estes versos:
“con fe e con coraje / vivo cada dia / y en el fuego del éxtasis / muero cada noche”.

“No fundo, La Noche en Blanco, que se celebrará desde o anoitecer do 23 de setembro até o amanhecer do 24, busca a exaltação do espírito. É uma noite para que cidadãos e visitantes redescubram Madrid, e se aproximem dessa cultura que estará presente por toda a cidade. Ruas, praças e jardins de especial interesse por sua beleza e evocação histórica, junto a museus, galerias, teatros, salas de exposição, livrarias, palácios, auditórios e diversos centros e instituições culturais serão o cenário de um acontecimento histórico em Madrid. Nossa cidade, unida a Paris, Roma, Bruxelas e Riga, terá uma iniciativa comum, que inclui o intercâmbio de artistas e a participação exaustiva de todos os agentes culturais presentes na cidade.
Temos a convicção de que essa convocação da cidade de Madrid para celebrar um encontro noturno e numeroso entre criadores e cidadãos será uma experiência única, mas que poderá perdurar no tempo e através de novas edições em que nos aperfeiçoaremos em diversos aspectos. Será uma noite para manifestar a criatividade que habita essa cidade e o respeito a um modelo de convivência que não quer perturbar o repouso nem a segurança da grande cidade.
Madrid tem uma larga tradição noturna. Já no século XVII, EL Diablo Conjuelo, em seu vôo sobre os telhados da cidade, nos revela a diversidade de atividades noturnas que acontecem, segundo Vélez de Guevara, na Babilônia espanhola. Agora, La Noche en Blanco nos permitirá descubrir a riqueza cultural que em todas as horas e nesse século XXI possui Madrid. Uma experiência a que estão convidados todos os cidadãos possuidores dessa fé e essa coragem de que falava o poeta alemão. Cidadãos que participem, estimulem aos artistas e que se deixem estimular pela criação. Esperamos a todos nessa grande virada de noite pela arte e cidadania”.

Alberto Ruiz Gallardón – prefeito de Madrid.

www.esmadrid.com/lanocheenblanco

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Parejita,

Vi a notícia sobre esta noite no "telediario" e obviamente me lembrei de vocês!!
Muito legal ter coincidido com o primeiro finde em Madrid!!

Un fuerte abrazo,

Cabral.

2:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

que coisas loucas o poder publico, em parceria com o privado, num país decente, pode fazer...

1:09 AM  

Post a Comment

<< Home