Wednesday, September 27, 2006
LA NOCHE EN BLANCO
projeções de vídeo na puerta de alcalá. as projeções de pessoas nos davam a sensação de gigantes escalando um dos principais pontos turísticos da cidade.
exposição de publicidade em um dos galpões do antigo matadouro da cidade. muita coisa legal de jovens criadores madrileños. primeiro contato da kel com a publicidade.
uma das peças em exposição. fantástica.
no antigo matadouro da cidade, parte da noche en blanco. música eletrônica, exposições de artes plásticas e milhares de pessoas.
voltando pra casa, 5 da manhã. a rua ainda estava lotada.
LA NOCHE EN BLANCO
O quarto hino da noite de Friedrich von Hardenberg conclui com estes versos:
“con fe e con coraje / vivo cada dia / y en el fuego del éxtasis / muero cada noche”.
“No fundo, La Noche en Blanco, que se celebrará desde o anoitecer do 23 de setembro até o amanhecer do 24, busca a exaltação do espírito. É uma noite para que cidadãos e visitantes redescubram Madrid, e se aproximem dessa cultura que estará presente por toda a cidade. Ruas, praças e jardins de especial interesse por sua beleza e evocação histórica, junto a museus, galerias, teatros, salas de exposição, livrarias, palácios, auditórios e diversos centros e instituições culturais serão o cenário de um acontecimento histórico em Madrid. Nossa cidade, unida a Paris, Roma, Bruxelas e Riga, terá uma iniciativa comum, que inclui o intercâmbio de artistas e a participação exaustiva de todos os agentes culturais presentes na cidade.
Temos a convicção de que essa convocação da cidade de Madrid para celebrar um encontro noturno e numeroso entre criadores e cidadãos será uma experiência única, mas que poderá perdurar no tempo e através de novas edições em que nos aperfeiçoaremos em diversos aspectos. Será uma noite para manifestar a criatividade que habita essa cidade e o respeito a um modelo de convivência que não quer perturbar o repouso nem a segurança da grande cidade.
Madrid tem uma larga tradição noturna. Já no século XVII, EL Diablo Conjuelo, em seu vôo sobre os telhados da cidade, nos revela a diversidade de atividades noturnas que acontecem, segundo Vélez de Guevara, na Babilônia espanhola. Agora, La Noche en Blanco nos permitirá descubrir a riqueza cultural que em todas as horas e nesse século XXI possui Madrid. Uma experiência a que estão convidados todos os cidadãos possuidores dessa fé e essa coragem de que falava o poeta alemão. Cidadãos que participem, estimulem aos artistas e que se deixem estimular pela criação. Esperamos a todos nessa grande virada de noite pela arte e cidadania”.
Alberto Ruiz Gallardón – prefeito de Madrid.
www.esmadrid.com/lanocheenblanco
Monday, September 25, 2006
Saturday, September 23, 2006
que falta faz um acento!
pois é, o til, aquele acento gráfico que temos,
nao existe nos teclados espanhóis (a nao ser na letra ñ).
portanto vao se acostumando :)
nao existe nos teclados espanhóis (a nao ser na letra ñ).
portanto vao se acostumando :)
andando muito
plaza san juan de la cruz - monumento a constituición.
durante esses primeiros dias estamos andando
muito pela cidade (média de 6 horas por dia!).
assim aos poucos vamos conhecendo os bairros,
as ruas e tudo mais que aqui é tao belo.
subimos para a parte mais moderna de madrid e
a cada quarteirao uma cena mais legal nos surpreendia.
estádio centenário santiago bernabeu.
qualquer dia desses vamos ver
os galáticos! hehe
plaza de castilla
onde o velho e o novo se encontram.
é inevitável lembrar o tempo todo dos arquitetos
da família :)