Tuesday, May 29, 2007

donostia - san sebastián

neste último fim de semana aconteceu em san sebastián o 22º El Sol (festival de publicidade iberoamericana). fui com algumas pessoas lá da agência: meus dois chefes (javier e carlos) e o jose maria, que também é diretor de arte. saímos na sexta de manhã e chegamos na hora do almoço. a viagem foi super tranquila e foi muito bacana atravessar a catalunha, passar pelo deserto de monegros, pela muela (um dos maiores parques eólicos da espanha) e chegar ao país vasco, onde é cheio de montanhas e bosques (onde a paisagem lembrava um pouco a serra de petrópolis).
san sebastián (ou donostia, em vasco) fica ao norte da espaha, no país vasco, quase fronteira com a frança. é uma cidade do século XI e como a maioria das cidades européias, tem a parte antiga e a nova.





o el sol é o festival mais importante da espanha e nele participam todos os países da américa latina, portugal e o mercado hispano dos EUA. nesta edição foram 1800 delegados de todo o mundo. pude ver ótimas peças e fiquei especialmente impressionada com os trabalhos dos argentinos, que ao meu ver se destacaram bastante. tinha várias peças do brasil e foi muito interessante, porque antes de ler a ficha da peça, já podia reconhecer quais eram do brasil e quais não eram (temos um humor e principalmente um tipo de redação, muito peculiar). fiquei satisfeita com a oportunidade de participar de um evento tão importante. bom para renovar as referências. estes são os filmes vencedores deste ano.
filme 01 / filme 02 / filme 03 / filme 04



ficamos em um hotel maravilhoso, no alto do monte igueldo. como podem ver, tínhamos uma vista privilegiada da cidade e de uma de suas praias. o tempo não estava muito bom, mas nem importamos.



a comida mais tradicional do país vasco são os pintxos, que são feitos geralmente de uma rodela de pão coberta com alguma delícia, sempre presos por um palito. e existem duas bebidas também típicas, o txacoli (um vinho branco espumante) e o patxaran (um tipo licor de anis que se bebe com gelo). no casco antigo de san sebastián existem centenas de bares com balcões repletos de deliciosos e diferentes tipos de pintxos. então passamos a tarde assim, de bar em bar, comendo pintxos e hora tomando uma cerveja, hora um patxaran, hora um txacoli.




em setembro acontece o festival de cinema e dizem que a cidade vira uma só festa. boa época para voltar e mostrar tudo o que conheci para o titi. alguém mais se habilita?

Thursday, May 24, 2007

a cidade ainda mais bonita



Barcelona está cada dia mais bonita. É impressionante a mudança na natureza, no clima, e nas pessoas.

O sol está quente e o vento geladinho. Durante o dia é muito agradável sentir calor mas continuar fresco. E a noite faz um friozinho de leve, perfeito para sair sem precisar empacotar ou mesmo ficar em casa curtindo um sofá. As vezes chove pela manhã, mas rapidinho o vento leva as nuvens para outro canto e o dia fica gostoso novamente. O sol só começa a ir embora depois das 9, então durante a semana, depois do trabalho ainda sobra tempo para fazer um montão de coisas.

As árvores que antes estavam peladas, pouco a pouco foram brotando. Nas gramas brotaram margaridinhas brancas. A cidade se encheu de flores. A prefeitura plantou flores em todos os canteiros da cidade, cada uma mais bonita que a outra. No início da primavera até distribuíram flores para a população. A Ana pegou algumas e até hoje elas estão lindas em nossa jardineira. Estamos curtindo muito cuidar de nossas plantinhas. Depois de uma tentativa frustrada de plantar tulipas, estamos indo bem melhor com as florzinhas que ganhamos da prefeitura (que parecem um cravo, mas de cor laranja com as bordas avermelhadas), uma violetinha, um vaso de flor de seda, uma gardênia e nossa horta que já tem brotos de rúcula, couve, manjericão, salsinha e cebolinha.

Com o clima mais agradável as pessoas ficam mais nas ruas. Tem uma rua aqui pertinho de casa que praticamente não passa carros. Gostamos muito de ir passear por lá, pois fica sempre cheio de pessoas passando. São famílias, mãe que foi buscar menino na escola, menina passeando com cachorro, adolescentes andando de skate, velhinhos caminhando ou batendo papo no banco da praça, todos juntos, com um quê de diferente, mais leves. Reparei que até as roupas das pessoas estão mais alegres e coloridas.

Nos finais de semana temos ido a praia, que é muito diferente. O mar é diferente, afunda de repente, bem na beira e parece menos salgado (claro que eu provei!). A areia é grossa e não tem vendedores ambulantes, a não ser uma hora ou outra que passa um “paqui” vendendo a famosa “cerveza-bier” ou algumas chinesas perguntando bem baixinho “masaje?”. Nos domingos os barzinhos da beira da praia se revesam fazendo uma festinha. As 6 começa a tocar um DJ e vai até uma da manhã. Ótimo jeito de fechar o fim de semana, né?

A cidade não pára. Há sempre um show, uma exposição, um evento. Tentamos aproveitar ao máximo. É muito gostoso, e mesmo depois de 8 meses vivendo aqui, ainda me sinto turista.

Ah! As margaridinhas brancas já secaram e agora brotaram amarelas!

Friday, May 11, 2007

horta na primavera

aproveitando o ótimo tempo e a primavera, ontem a gente plantou as sementes que a kel trouxe do brasil. cebolinha, salsa, manjericão, couve e rúcula!
quando brotar a gente mostra umas fotos.
e mais adiante convidamos todos para comer ;)

Sunday, May 06, 2007

glorioso galo

é campeão! é campeão!
mais um título, bh toda em festa, foguetes a noite toda, botecos lotados a noite toda, mexido, rochedão ou macarrão. cervejas, com certeza.
viva o galo ;)


a força alvinegra!

Thursday, May 03, 2007

barcelonabhbrasil

estou até agora tentando assimilar minha breve ida ao brasil.
foi muito rápida e intensa. parece que fui a um mundo paralelo, ou que dormi, sonhei com tudo e acordei de volta aqui.
ao mesmo tempo me senti como se nunca tivesse saído de lá, que esses 7 meses passaram voando.
foi muito bom rever toda a família e amigos. meu coração ficou aliviado ao ver que estão todos bem.

estou de volta, feliz da vida. e muito mais leve.
carrego um pedacinho de cada um de vocês dentro de mim. e imagens de 9 dias maravilhosos.